11 March 2007

I am not I (2)


A negritude constitui um conceito de origem francófona, desenvolvido por indivíduos de descendência africana, nascidos nas ex-colónias francesas. Esses intelectuais criaram um movimento cujo objectivo se orientava para a união de todos os “negros”, de forma a combater a discriminação a que eram submetidos e a revalorizar o seu papel político e sócio-cultural.


A negritude traduzia um conjunto de traços que se defendia serem característicos do “negro”, como a solidariedade, a capacidade de emoção ou a importância conferida ao simbólico e ao sagrado. Defensora da ideia que a cor da pele deflagra uma identidade comum, esta ideologia foi criticada pelo facto de veicular um essencialismo africano, imaginado por uma elite intelectual, alheia à heterogeneidade das populações do continente. A negritude constitui, por isso, não só uma reacção como uma extensão das ideologias racistas coloniais.

Labels:

4 Comments:

At 12:18 pm, Anonymous Anonymous said...

To lighten the darkness _ that concept is good enough for me. And it's materialization in photos "writings with light" is even better.
Delighted am I.
Luisia

 
At 9:21 am, Blogger La Strega said...

Na identidade somos o que achamos que somos e somos o que acham de nos. Sempre somos os que somos expresso atraves daquilo que nao somos (ou seja, por oposicao a tudo aquilo que nao somos). Esta extensao das ideologias racistas nada mais e que a reapropriacao e manipulacao de um conceito prejudicial em uma atitude que se queria positiva. E a accao natural do ser humano, na construcao de identidades e nao e unica aos promotores da negritude...

ps.: amo este blog

 
At 1:32 pm, Blogger João Feijó said...

La Strega. De facto existimos por comparação aos outros e não somos sem eles. E depois estruturamo-nos desta forma dicotómica, simplista e redutora e esquecemo-nos de quão complexos (e complexados) somos…
Como dizia o vendedor de pássaros (personagem do Mia) ao polícia, "cada homem é uma raça" e, depois de convidado a explicar-se, "cada pessoa é uma humanidade individual". Sabedoria de ponta!

ps. És bem-vinda… a kaia kanga… chamemos-lhe assim.

 
At 1:11 pm, Anonymous Anonymous said...

ler todo o blog, muito bom

 

Post a Comment

<< Home