Vou pra casa, mas não é pra já
31 October 2007
30 October 2007
achamentos
24 October 2007
sabedoria de ponta (4)
Olhos baixos, o médico escutou tudo, sem deixar de escrevinhar num papel. Aviava já a receita para poupar de tempo. Com enfado, o clínico se dirigiu ao menino:
- Dói-te alguma coisa?
- Dói-me a vida doutor.
O doutor suspendeu a escrita. A resposta, sem dúvida, o surpreendera.
- E o que fazes quando te assaltam essas dores?
- O melhor que sei fazer, excelência.
- E o que é?
- É sonhar.
Labels: sabedoria de ponta
18 October 2007
16 October 2007
12 October 2007
eloquência
Samora Machel ficou conhecido pela sua expressividade, pelos ditos e conceitos que utilizava que, apesar do carácter despótico, o tornaram num dos líderes africanos mais carismáticos do seu tempo. Discursando e representando com ardor, Machel conseguia facilmente empolgar e magnetizar as multidões, mesmo quando era insuficientemente compreendido.
O meu amigo Rogério Boane pertenceu aos jovens Continuadores, como é conhecida, em Moçambique, a geração nascida na década de 70. Nos primeiros anos de independência, os jovens marchavam e constituíam parada perante o içar da bandeira, entoando com alento o hino nacional. Na rádio, no Kuxa Kanema, nos comícios populares, esta geração assistiu, estupefacta, ao entusiasmo e à eloquência discursiva do líder de Moçambique.
09 October 2007
08 October 2007
05 October 2007
02 October 2007
cuidado com o SIDA (3)
Após a independência dos países africanos produziram-se, tanto em África como em anteriores potências colonizadoras, novas interpretações da história e da sociedade, que procuram subverter um paradigma europocêntrico e colonial. Em África, as novas análises passaram a destacar os conflitos sociais entre os anteriores colonizadores e colonizados, bem como os aspectos políticos e económicos da acção colonial, e respectivas repercussões nas actuais condições de vida dos africanos. O pressuposto destas análises é que a exploração dos recursos das colónias constituiu o resultado de relações sociais assimétricas, que importa denunciar. As novas abordagens assumiram um carácter nacionalista, de cariz marcadamente anti-colonial, classicista e militante.
A partir da década de 90 desmantelou-se o apartheid e o bloco soviético, que tiveram a sua influência por toda a África Austral, e multiplicaram-se, na região, ensaios de regimes políticos democráticos e liberais. A redução do papel do Estado na economia, o aumento do investimento estrangeiro, a persistência ou o agravamento de fenómenos como a corrupção, as assimetrias ou a exclusão social tendem a subverter os projectos políticos e sociais, idealizados aquando das independências. Neste cenário surgem novas e variadas perspectivas (pós-coloniais) que vêm problematizar narrativas (anteriores), de cariz marxista, populista ou anti-colonial, assim como a própria formação do poder e das classes sociais.
Labels: cuidado com o sida
01 October 2007
this is not a love letter (3)
In Belgium, if you get a job for the train company NMBS you also get a girlfriend/boyfriend. Or at least a wonderful kiss.
Labels: this is not a love letter