31 October 2007

estado tipo 17h53

Jyväskylä, 2002

Dizer que o Outono é mais um estado da alma do que da natureza é um cliché. Mas é um estado de fim do dia, um estado tipo 17h53.

30 October 2007

achamentos

Lisboa, 2007

A expressão "descobrimento" comporta um evidente enviesamento etnocêntrico. Sendo descobridores, os portugueses (e os europeus) foram também descobertos. O olhar dos europeus sobre os outros não deve obliterar a forma como os outros olharam os europeus ou como os outros se olhavam a si mesmos.

24 October 2007

sabedoria de ponta (4)

Vilankulos, 2003

Olhos baixos, o médico escutou tudo, sem deixar de escrevinhar num papel. Aviava já a receita para poupar de tempo. Com enfado, o clínico se dirigiu ao menino:
- Dói-te alguma coisa?
- Dói-me a vida doutor.
O doutor suspendeu a escrita. A resposta, sem dúvida, o surpreendera.
- E o que fazes quando te assaltam essas dores?
- O melhor que sei fazer, excelência.
- E o que é?
- É sonhar.

Mia Couto, "O menino que escrevia Versos".

Labels:

18 October 2007

lost in translation (3)

Amesterdam, 2004

Labels:

16 October 2007

flicker

Gerês, 2007

Flicker (to) tremular a luz; estar hesitante; pestanejar.

12 October 2007

eloquência

(Braga, 2007)

Samora Machel ficou conhecido pela sua expressividade, pelos ditos e conceitos que utilizava que, apesar do carácter despótico, o tornaram num dos líderes africanos mais carismáticos do seu tempo. Discursando e representando com ardor, Machel conseguia facilmente empolgar e magnetizar as multidões, mesmo quando era insuficientemente compreendido.

O meu amigo Rogério Boane pertenceu aos jovens Continuadores, como é conhecida, em Moçambique, a geração nascida na década de 70. Nos primeiros anos de independência, os jovens marchavam e constituíam parada perante o içar da bandeira, entoando com alento o hino nacional. Na rádio, no Kuxa Kanema, nos comícios populares, esta geração assistiu, estupefacta, ao entusiasmo e à eloquência discursiva do líder de Moçambique.

09 October 2007

people and comics

Braga, 2007

Do people look like comics or do comics look like people?

08 October 2007

light and water

(Braga, 2007)

05 October 2007

urinar na cama por puro prazer

(Espinho, 2007)


De acordo com Dali, em The secret live of Salvador Dali, "à excepção de entrar na cozinha, tudo o resto me era permitido. Urinei na cama até aos oito anos, por puro prazer". Dali referia sentir uma grande alegria em fazer exactamente o contrário do que lhe ensinavam.

02 October 2007

cuidado com o SIDA (3)

(Maputo, 2003)

Foram polémicas as declarações da semana passada do arcebispo de Maputo, Francisco Chimoio, à BBC, segundo o qual dois países europeus infectam deliberadamente preservativos com HIV, com o objectivo de exterminar as populações africanas. Trata-se de um comentário da responsabilidade do Clero, e portanto do Vaticano (pergunto-me se, afinal, a Terra move-se), que provocou indignação na Europa, e que gerou em Moçambique, um interessante debate, enquadrável naquilo que é hoje definido por discursos pós-coloniais.
Após a independência dos países africanos produziram-se, tanto em África como em anteriores potências colonizadoras, novas interpretações da história e da sociedade, que procuram subverter um paradigma europocêntrico e colonial. Em África, as novas análises passaram a destacar os conflitos sociais entre os anteriores colonizadores e colonizados, bem como os aspectos políticos e económicos da acção colonial, e respectivas repercussões nas actuais condições de vida dos africanos. O pressuposto destas análises é que a exploração dos recursos das colónias constituiu o resultado de relações sociais assimétricas, que importa denunciar. As novas abordagens assumiram um carácter nacionalista, de cariz marcadamente anti-colonial, classicista e militante.
A partir da década de 90 desmantelou-se o apartheid e o bloco soviético, que tiveram a sua influência por toda a África Austral, e multiplicaram-se, na região, ensaios de regimes políticos democráticos e liberais. A redução do papel do Estado na economia, o aumento do investimento estrangeiro, a persistência ou o agravamento de fenómenos como a corrupção, as assimetrias ou a exclusão social tendem a subverter os projectos políticos e sociais, idealizados aquando das independências. Neste cenário surgem novas e variadas perspectivas (pós-coloniais) que vêm problematizar narrativas (anteriores), de cariz marxista, populista ou anti-colonial, assim como a própria formação do poder e das classes sociais.

Labels:

01 October 2007

this is not a love letter (3)

Alden Biesen, 2007

In Belgium, if you get a job for the train company NMBS you also get a girlfriend/boyfriend. Or at least a wonderful kiss.

Labels: