30 November 2007

tristes trópicos

Vilankulos, 2003

Sufixo diz que tem o nome da derivação, que fez a escola com o Samora. Nesse tempo o Mundo tinha de certeza outra idade. Sufixo faz parte da espécie dos Homens que andam no mar.

Labels:

29 November 2007

(futebol)ismos (5)

Estádio Municipal de Braga, 2004, jogo Holanda-Estónia.

.

Em 1995 a República da África do Sul organizou e venceu um campeonato do mundo de rugby. Foi talvez a primeira vez que, num país que ainda curava as feridas do apartheid, se festejou em conjunto, de forma multicultural, uma vitória nacional. No estádio de Cape Town, durante o discurso de abertura da competição, Nelson Mandela procurou promover a integração nacional através do desporto. O então presidente deu as boas-vindas a todos em nome de uma “nação arco-íris” que, para ele, seria a nova África do Sul. Por detrás da organização tanto do campeonato do mundo de rugby de 1995, como do de futebol em 2010 reside um interesse político de impulsionar a unificação das inúmeras populações de descendência inglesa, africânder, asiática, xhosa, zulo entre outras. É sempre interessante compreender as contradições que envolvem o desporto, o racismo, a etnicidade e o nacionalismo.

Labels:

28 November 2007

sabedoria de ponta (6)

Maputo, 2003

.

precisamente: à parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Labels:

25 November 2007

this is not a love letter (4)


.

Labels:

23 November 2007

o pintor bonito

Arcos de Valdevez, 2002

.

a calçada húmida sugere-lhe os edifícios que choram e

então ele pensa

muito nos edifícios que choram e nos que não choram e

depois prepara

os passeios e as conversas onde o olhar se demora nas

margens e com

isto falo do arrebatamento

.

cristo não jogava andebol e no entanto jogava e por vezes

os monólogos

eram fotografias a preto e a branco de jardim ou jasmim

consoante o

incrédulo impulso antecipativo: pincéis e mãos cinzelados

pela dança

convulsa e certeira

.

dos sonhos solicitados à agrura dos dias e das noites

efectua-se a

divisão correcta e então uma determinada melodia projecta

as sombras

das personagens que vão sendo incorporadas e do que

sobeja e se deseja

e se implica e levita pode referir-se a lucidez

mds

Labels:

20 November 2007

sabedoria de ponta (5)

Maputo, 2004

.
(ele) Achas que... ah desculpe, confundi com outra pessoa.

(ela) Não tem problema. É bom confundir.
.

Labels:

12 November 2007

mas quando a tarde cai vai-se a revolta

Guimarães, 2007


Quando falamos em juventude, falamos de jovens rurais ou urbanos? De jovens operários ou das classes médias? Estudantes ou trabalhadores? Solteiros ou casados? De esquerda ou de direita? O conceito de juventude costuma ser utilizado como um todo mais ou menos homogéneo que, atravessando uma determinada fase da vida, associada a uma certa instabilidade emocional, por vezes conotada com determinados problemas sociais, aparece como criadora de uma cultura própria. O facto de se falar dos jovens como se de uma classe social se tratasse, de um grupo dotado de interesses comuns constitui uma evidente manipulação. Não só as representações correntes do senso comum sobre a juventude como também os discursos políticos e as intervenções administrativas, como sobretudo a influência dos media contribuem para esta manipulação. Alguns jovens reconhecem-se neste mito, transformando-o parcialmente em realidade, formando-se entre eles uma espécie de consciência geracional que os leva a acentuar diferenças entre gerações.

Labels:

11 November 2007

Battersea Power Station

London, 2006

from Pigs on the Wing:

07 November 2007

you say the hill’s too steep to climb

Edimburg, 2001

05 November 2007

I am not I (9)

Ezulwini valley, Swaziland, 2004

A ideia de mãe-África, de ligação ancestral ou de África-berço-da-Humanidade sugere-me normalmente a existência de um complexo identitário. E o mais interessante é que nem sei até que ponto contra mim falo.

Labels:

03 November 2007

(futebol)ismos (4)

Braga, 2005, um adepto benfiquista comemora a vitória do Benfica no campeonato nacional de futebol.

No período pós-independência, praticamente todas ruas da cidade de Maputo foram rebatizadas. Durante a catarse revolucionária, todos os herois coloniais foram substituidos por nomes de líderes africanos, socialistas e comunistas. O bairro de Benfica, no subúrbio de Maputo, não foi excepção - pelo menos formalmente deu lugar ao bairro Dimitrov, em homenagem ao revolucionário comunista búlgaro. Contudo, no seu quotidiano, as populações continuam a designá-lo de bairro do Benfica e poucas terão alguma vez ouvido falar de Jorge Dimitrov.

Labels:

02 November 2007

(futebol)ismos (3)

Maputo, 2004
Em Julho de 2003, ao fim de cerca de uma semana em Maputo, assisti a uma conferência do Mia Couto no hotel Polana, supostamente sobre um relatório do Banco Mundial sobre o desenvolvimento em Moçambique, mas na realidade sobre a questão das identidades nacionais. A moçambicanidade, o anti-colonialismo, a existência de várias cidadanias em Moçambique, a relação dos jovens com as culturas estrangeiras foram assuntos discutidos, animadamente, pelo conferencista e pela audiência.

No final jantei com amigos moçambicanos. Apesar das convicções nacionalistas um facto é que se discutiu, com profundo entusiasmo, as qualidades técnicas do Figo e do Rui Costa, reagiu-se com indignação a provocações clubistas e comparou-se, com conhecimento, o plantel do Sporting ao do Benfica. E bebeu-se muito vinho de pacote, de marca Amália, que eu não usaria sequer para temperar a carne. Durante o jantar só faltou mesmo um fado. Ao fim de cerca de uma semana na cidade apercebi-me que um anti-colonialismo militante das classes médias é conjugado com dimensões salazaristas da cultura portuguesa. I am not I.

Labels: